sexta-feira, 18 de abril de 2008

Wabi-Kusa

Ao pé da letra, esse nome japonês quer dizer "bola de musgo". Atualmente é utilizado para designar montagens que utilizam plantas semi-emersas ou mesmo totalmente emersas, em recipientes baixos com baixa ou nenhuma coluna d'água. Normalmente não abrigam fauna, devido ao pouco espaço disponível.

Montei este Wabi-Kusa ano passado. Em poucos meses fui agraciado pela intensa proliferação da Eleocharis minima e por um crescimento respeitável da Hemianthus callitrichoides. As Glossostigmas crescem mesmo em qualquer lugar, se emersas. Mas nesta montagem me surpreendeu a presença de suas minúsculas mas belíssimas flores.

Na montagem, nenhum segredo: um tiquinho de húmus coberto por um dedo de areia de rio, encimado por uma bola de barro e húmus, envolvida por camadas de Riccia fluitans e Vesycularia dubiana.

O maior cuidado, sem dúvida, teve que ser com a umidade. Como utilizei um recipiente de barro, ele secava quase diariamente. Deixá-lo secar totalmente levaria as plantas à morte em questão de poucas horas.


Normalmente, luz solar indireta já é suficiente para mantê-lo vivo e bonito.Há quem use luz artificial, com ótimos resultados. Devido ao excesso de aquários aqui em casa, prefiro deixá-los próximos à janela mesmo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem maneiras essas tuas montagens, hein. Não conhecia esse conceito do wabi-kusa. O substrato tem que ser certinho assim? E como voce "alimenta" as flutuantes? To tentando criar uma salvinia que peguei lá em macaé, vou ver o que dá.
Esse sistema de comentarios ta meio esquisito, fica pedindo senha do google...
Abraços,

Igor França disse...

As Salvinias ficam bem com os nutrientes que extravasam pra coluna dágua. Elas dependem mais de luz intensa!

E o substrato não precisa ser certinho não, vc pode experimentar várias maneiras de fazê-lo.

Zé Caetano disse...

falaew cara... te achei la na comu do ca de bio... pow.. tb do moh força pro aqua q ta la...

diz aew... tu ta nessa de aqua a qnt tempo?


acabei de montar o meu 1º de 70 L mas nem plantei ele e so to cum um peixe-mascote antigao aqui de ksa nele... cocmo vo tenta alojamento la no fundao nao sei se vo pode cuida direito =/


tava ate pensando de leva o aqua pra la =P

mas diz aew... tu falow q qria plantar o aqua la do ca...


nao vai precisar de injeçao de CO2 tb naum?


vlw veio!

Igor França disse...

Fala Caetano!

Sou aquarista desde moleque, há mais de 20 anos! Porém foi apenas há uns 5 anos que comecei a me dedicar ao aquapaisagismo.

O aqua lá do CA, se for plantado, precisará de CO2, mas poderemos fazer garrafadas de fermento. Precisaremos de alguém que refaça toda semana. Não é difícil...

Boto fé de levar seu aqua pro alojamento! Vai valer a pena!

Abração!