terça-feira, 22 de abril de 2008

Nano 25L- Cryptocorynes!!

O advento da internet inaugurou uma nova era no aquarismo carioca.
Depois que instalaram banda larga aqui em casa, minha concepção de aquários com plantas mudou drasticamente. Se antes as Elodeas, Cabombas e Vallisnerias eram as únicas opções no mercado, após a internet começaram a bombar lojas virtuais de plantas das quais nem o nome eu conhecia.

Foi precisamente nesta época que eu, movido pelos fóruns aquarísticos internacionais, descobri o Sr. Takashi Amano e sua empresa, a ADA. Fui apresentado ao conceito do Nature Aquarium, e posso dizer que minha vida mudou.

Assim que pude, juntei uma graninha e montei "meu primeiro aqua plantado". Um tanque de 25L, um filtro externo Boyu, uma calha de 20W com lâmpada aquarelle Phillips e plantinhas simples, nada de carpete por enquanto.

Passou-se um tempo e a primeira montagem se esgotou. Cabombas dominando, amazonenses bloqueando a visão e musgo de java por todo canto. Assim, aproveitando um tronquinho coletado numa viagem a Picinguaba, remontei o "nano".

Hoje, ano e meio depois, a montagem já dá sinais de exaustão: As crypto dominaram, as HC crescem com dificuldade e é quase impossível se ver a fauna. As Anubias e o tronco já estão bem pegados da algas green spots...


Close das Crypto

Deixo-vos aqui com esta montagem, em suas últimas semanas. Quando o aqua de 60L terminar sua ciclagem receberá os moradores desta e refarei todo o layout do meu "primeiro aqua-plantado"

Setup:

25L efetivos
Iluminação: 1 Sylvania Aquastar 18W + compacta 9W
CO2: caseiro
Filtragem: Boyu 250L/H
Substrato Fértil: reciclado
Substrato inerte: Basalto coberto com areia 0,0
Fauna: casal de Apistogramma cacatuoides, 3 Otocinclus sp., 1 Camarão-fantasma
Flora: Hemianthus callitrichoides, Cryptocoryne wendtii, Anubias barteri nana "gold", Vesycularia dubyana.

Nenhum comentário: