sexta-feira, 4 de abril de 2008

Paludário - "Das Barrancas do Rio Gavião"

Não é a primeira vez que decido montar um paludário. Minha montagem anterior até que deu bastante certo, mas o aqua ficava na cozinha e pegava luz do sol indireta por muitas horas, o que lhe causou um mega surto de algas. Do mesmo modo, a queda dágua que tinha feito respingava no vidro, o que o mantinha quase sempre embaçado, atrapalhando bastante a visão.

Por insatisfação, resolvi mudar o bicho de lugar: trouxe para meu quarto e remontei tudo! Catei uma pedras de rio já com musgo e aproveitei todas as pedras da montagem anterior. O resultado foi um paludário mais equilibrado, totalmente low-tech e bem mais agradável de se olhar.

Optei por esse nome como reação à "tendência" atualmente estabelecida de se nomear montagens com nomes em inglês. Sendo eu um mega fã de Elomar, e tendo ficado a montagem com aspecto de barranca de rio, nada mais justo que dar-lhe o nome de um dos mais famosos e belos discos do Bode-Véi: Das Barrancas do Rio Gavião.

Com apenas uma semana de montagem, fui à coleta anteriormente citada e trouxe alguns Poecilídeos dos mais ruderais possíveis: Poecilia vivipara e Phallopticus januarius. De início, temi que, sendo peixes de água salobra e quase parada, se adaptassem mal à água limpa, doce e corrente do paludário. Qual o quê... Os bichinhos estão como pinto no lixo! Comem de ração a enquitréias, e as fêmeas já estão bem gordinhas, sinalizando uma mais que provável prenhez. Concluo que poecilídeos são peixes bastante inteligentes, pois já me reconhecem e correm para a superfície quando vêem que vou alimentá-los. Isso porque estão comigo há menos de dez dias, e já eram adultos quando os apanhei!

Usei apenas plantas de baixa manutenção: Microsorum pteropus, Riccia fluitans, Anubias barteri "nana", e algumas emersas, como Hydrocotile sp. e Bacopa sp., ambas coletadas no chão de um quiosque de plantas aqui próximo à minha casa. As plantas estão crescendo e enchendo.

Espero poder em breve postar a evolução desta montagem com uma "bombação" de plantas e peixes!

Até a próxima!!

Nenhum comentário: