segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A triste partida

A morte de um peixe é sempre um momento triste. Além do lado emocional, a presença de um animal morto dentro do aquário é motivo de preocupação, pois causará um aumento do nível de amônia, podendo ser bem prejudicial aos peixes.

Contudo, em aquários densamente plantados e com a biologia bem estabilizada, alguns fatores podem minimizar o problema da decomposição.

A presença de zooplâncton é um deles. A ocorrência de Cyclops sp. e Ostracodas é considerada saudável em aquários plantados, pois estes bichinhos podem se alimentar de cadáveres, sendo úteis na limpeza e evitando o apodrecimento, como podemos observar na foto abaixo.



A foto tem essa moldura porque usei uma lupa de campo como lente close-up. Quem não tem cão...caça com gato!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Fantasma Amarelo

Esse é um camarão-fantasma (Macrobrachium sp.) um pouco diferente dos outros. Nasceu no aqua de 100L, assim como muitos, no entanto, desde jovem apresenta coloração amarelo-ouro. Imagino que seja um macho, pois nunca o vi com ovos nos pleópodes.



Apesar de acreditar que ele é reprodutivamente viável, não observei até agora mais nenhum camarão com essa coloração. Levando-se em conta que os demais habitantes desse aqua são dois acarás-disco, sou levado a pensar que os juvenis com essa coloração sejam presa mais fácil para eles.

Ainda espero o momento em que surgirão mais amarelinhos. Quem sabe não é possível desenvolver uma variedade "gold" pra eles?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Aplocheilus lineatus "gold"

Killifish de fácil manutenção e reprodução.
É uma das raras espécies que se pode encontrar à venda em lojas. Não apresenta coloração tão exuberante quanto outros killis, mas esta variedade apresenta um dourado intenso, com iridescências verdes e a orla da nadadeira caudal avermelhada. O dimorfismo sexual é sutil: as fêmeas possuem coloração menos intensa que o macho, e este possui raios alongados nas nadadeiras pélvicas.
De Terra das Águas

São peixes com um ótimo apetite, aceitando muito bem ração granulada ou em flocos. Comem com voracidade e gostam de se alimentar na superfície. Sua boca é bem grande e direcionada para cima. É comum observá-los parados bem próximos à superfície, e imagino que devam predar insetos que vivem na lâmina d'água. Como são bons comedores, também são bons "cagadores", de modo que pequenas trocas de água frequentemente são recomendáveis para manter a amônia baixa.
De Terra das Águas

Desovam em mops de lã acrílica, e os ovos devem ser incubados na água mesmo. Por enquanto, os meus ainda não desovaram. Estou preferindo manter o casal separado por duas semanas e junto por uma, para evitar agressões.
De Terra das Águas